Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

SAMU lança campanha contra trotes em Campo Novo do Parecis.

Nesse mês de maio a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU em Campo Novo do Parecis saiu para atender dois casos e acabou confirmando que se tratava de trote.

 

O índice local é baixo, mas em nível estadual as ligações que não se confirmam em casos reais de atendimento é bem maior. Segundo informações do Samu do Estado de mato Grosso, cerca de 10% das ligações diárias para o serviço de emergência são trotes, número considerado bastante alto tendo em vista que o 192 atende cerca de 8 mil ligações por dia em todo estado.

 

Para diminuir este índice, o Samu acaba de lançar em nível nacional, uma campanha. Através da divulgação da importância do serviço pelas redes sociais, a intenção é conscientizar as pessoas sobre os malefícios que um trote pode ocasionar, tendo em vista que as linhas acabam ficando ocupadas desnecessariamente enquanto uma situação real poderia estar sendo atendida.

 

“Infelizmente não são somente crianças que realizam os trotes, até adultos tem esta prática. Por isso estamos orientando as pessoas quando ao uso do serviço, quando se deve solicitar atendimento, entre outras orientações.” disse um profissional que preferiu não se identificar.

 

Nos casos registrados na nossa região, a ambulância saiu da base e os socorristas não encontraram ninguém no local ou o número informado não batia com o endereço. Felizmente, conforme ele, o atendente, a central do 192 que fica em Tangará Da Serra está conseguindo identificar muitos casos e evitar deslocamento desnecessário das equipes.

 

“Um trote significa gasto e tempo perdido e talvez uma pessoa com real necessidade pode ter o atendimento prejudicado”, alerta, acrescentando que os trotes são este os motivos pelos quais a central de regulação não permite acionamento direto do SAMU nas cidades, fazendo necessária a ligação a Tangará Da Serra. “Imagina se tivesse uma ligação direta, sem a central conseguir filtrar estas ligações”, pontua.

 

Por mês, o SAMU da região de Tangará Da Serra e Campo Novo do Parecis realiza entre 260 e 470 atendimentos.

 

Da Redação Donizeti Pontes

 

Deixe seu comentário: